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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Tarefas principais do modelo - Guia do Modelo 1

Todo o trabalho de modelo, excepto o erótico e o trabalho para bibliotecas de imagem, surge porque há um cliente que tem algo para vender (produto, serviço ou ideia). Numa economia de mercado o cliente é rei; e o cliente pretende aumentar as suas vendas.

O tipo de modelo contratado depende também de quanto o cliente está disposto a investir e do que o mercado (de serviço de modelos) tem disponível a esse preço. Dois grandes mercados recorrem frequentemente a modelos: o da moda e o da publicidade.

Tipos de trabalho do modelo na indústria da moda



Moda

As industrias dos produtos de beleza e de vestuário são das maiores utilizadoras de modelos.
Estes servem para mostrar aos clientes que os referidos produtos ficam bem nas pessoas.
Quase sempre as roupas são desenhadas para uma imagem estereotipada de homem, mulher ou criança ideal; ou seja pessoas belas, ligeiramente altas.

Como as roupas são desenhadas com medidas determinadas, os modelos contratados para este tipo de trabalho têm que ser adequados ás roupas previamente concebidas. Actualmente as medidas não são tão importantes como outrora, mas continua a ser importante ter um visual comercial. Este visual pode ser o da beleza clássica, ou em menor número de casos, um visual extremo e exótico; como o apresentado nalgumas revistas de moda.

Publicidade a roupas e acessórios

O modelo colabora na produção de anúncios de determinada marca de roupa ou acessórios.
Nesta publicidade o importante é que o modelo consiga transmitir o conceito. Estes anúncios surgem frequentemente em revistas, out-doors ou nas lojas da marca e como merchandizing.

Este é talvez o trabalho melhor pago, mas tal como na restante publicidade, muitas vezes é exigida exclusividade ao modelo; ou seja: durante um tempo predeterminado o modelo não pode fazer mais trabalho em publicidade.

Editorial

Nas revistas de moda são os trabalhos realizados para a Vogue, Elle, Harper‘s Bazar, Cosmopolitan, etc... A um nível médio em Portugal, a Vogue, a Máxima, o DNA, a Nova Gente, Homem, Egoísta etc... tal como as versões portuguesas de algumas destas revistas estrangeiras (por ex: a Elle).

Os trabalhos apresentados nestas revistas, excepto os trabalhos publicitários, são encomendados pelas mesmas e reflectem aquilo que a revista pensa que será a moda na próxima época. O trabalho como modelo para fotografia em revistas, embora não seja tão bem pago como na publicidade, é óptimo para fazer currículo.

Passerele

Os designers e marcas de roupa mostram as suas colecções tradicionalmente duas vezes por ano, aos potenciais compradores e á comunicação social Obviamente que num meio competitivo e exigente, o trabalho dos modelos é destacar as roupas que vestem e incentivar á sua compra; ou chamar a atenção da comunicação social (que ao destacar determinado vestuário promove a sua venda).

É por isso que cada designer quer ter os manequins mais adequados dentro do que pode pagar.
Quanto mais cada modelo cumpre estes requisitos, mais solicitado é, e melhor remunerado é o seu trabalho.

Catálogos de roupa

Para promover uma cadeia de lojas, ou para promover um armazém de vendas por correspondência, determinados fabricantes ou gestores de marca editam catálogos.
Alguns destes catálogos são reservados a comerciantes, não sendo normalmente vistos pelo consumidor final; outros são distribuídos nas lojas, como suplemento de revistas, etc...

Geralmente os modelos para catálogos são escolhidos de acordo com o segmento de mercado ao qual a roupa se destina (crianças, teenagers, homens e mulheres adultos, terceira idade, pessoas XXL, etc...) Quase sempre os modelos para este tipo de trabalho são escolhidos pela sua beleza clássica. São trabalhos bem pagos pelo volume de trabalho em si, que por vezes pode ocupar vários dias, com uma simples marca.


Modelo de lingerie, bikinis e fatos de banho

É dos trabalhos mais exigentes, na correcta tonalidade de pele, e nas formas corporais com as medidas mais estéticas. Normalmente é muito melhor pago do que o trabalho de moda.

Modelos musculados para anúncios relacionados com dietas, ginástica, desporto, etc...

Os anúncios deste tipo de artigos requerem modelos com algum músculo e formas definidas. Os modelos especializados neste tipo de trabalhos têm que realizar diariamente um esforço extra no ginásio para manter a forma.


Espectáculos de moda

O fascínio do público pelo mundo da moda levou a que empresários do mundo do entretenimento (discotecas, clubes, organizadores de viagens, responsáveis por outras salas de espectáculos e gestores de canais TV) se interessassem pela organização de eventos de moda.
Nestes eventos o importante não é vender os artigos mas atrair público aos eventos e vender bilhetes ou consumos

A exigência deste mercado varia consoante o cliente e o quanto está disposto a investir. Hoje em
dia há espectáculos de moda desde a pequena discoteca na província até aos mega-espectáculos
para vários milhares de pessoas.

Modelo de partes do corpo

Este é talvez o tipo de trabalho mais desconhecido do grande público. Mas tem razão de existir, pois para alguns trabalhos apenas é necessário que o modelo tenha determinada parte do corpo espectacular. Pode ser o rosto (retrato), mas também pode ser as mãos, os pés o pescoço, o umbigo, etc... A industria da moda pode serve-se destes modelos (por exemplo na joalharia), mas é mais comum realizar anúncios de outros produtos (por exemplo o detergente para a loiça que é
inofensivo para com as mãos).

Modelos para publicidade

Aqui englobamos todos os projectos que visam promover um produto ou serviço que, não sendo usado no corpo humano é utilizado pelas pessoas. Para motivar as pessoas á compra recorre-se a modelos. A mensagem implícita é: “se quer ser uma pessoa bonita e de sucesso use X”.
Por vezes este tipo de publicidade recorre a visuais estereotipados tipo “cientista”, “desastrado”, “marinheiro” etc... muitas vezes com intenção de provocar o humor e influenciar a boa disposição relativamente a um produto ou marca. Outras vezes procura simplesmente uma pessoa bonita.

Tipos de papeis do modelo na publicidade

Apresentação de produto

Geralmente neste tipo de produto o modelo segura ou está a utilizar o artigo.

Relacionar o produto ou serviço com um estilo de vida

Aqui muitas vezes o artigo nem se vê o que se pretende é transmitir uma determinada ideia. Este tipo de trabalho está mais relacionado com a publicidade de serviços, pois nem sempre a utilização destes produz imagens apelativas á compra. Por exemplo: poucos bancos fariam um anuncio de uma pessoa frente ao balcão a descontar um cheque ou a fazer um depósito.

Demonstração de produtos

Pode ser na TV, nos fastidiosos anúncios das tele-vendas, ou num anuncio mais elaborado.
Normalmente o modelo tem que falar e apresentar um produto. Pode ainda ser um DVD que vem com as instruções de determinado produto e em que o modelo demonstra a sua utilização.

Modelos de feiras e espaços comerciais

Todos nós conhecemos as promotoras que trabalham em supermercados. Noutros mercados como em feiras profissionais (por exemplo na FIL), onde por vezes apenas entram convidados, e onde prestigiar uma marca é o mais importante; a exigência na apresentação das promotoras é muito maior. Daí que nalguns casos se contratem modelos, que obviamente são muito melhor remuneradas do que as promotoras de supermercado.

Erotismo

Diversos tipos de erotismo

Realizam fotografias que insinuam a ideia de sexo, mostrando mais ou menos nudez. Pode ir das fotografias em lingerie ou bikini, ou mesmo nu, no caso de revistas como a Playboy. Podem ainda realizar trabalhos que serão posteriormente utilizados em “educação sexual” em livros tipo Kama-Sutra. No fim da escala vêm as revistas pornográficas em que alem da nudez explicita os modelos encontram-se em plena actividade sexual.

O trabalho para uma revista como a Playboy é dos mais exigentes e bem pagos do mercado. Em termos físicos, valorizam-se modelos com curvas insinuantes e pele com o tom correcto, a altura não é importante. Já ser conhecida do público é um factor valorizante.

Se decidir aceitar este tipo de trabalho tenha atenção que, além de ser desagradável, normalmente afecta negativamente a relação com as pessoas que lhe são mais chegadas, e muitas vezes mesmo a forma como V. é tratado(a) em público. Desnecessário será dizer que este tipo de trabalho só pode ser realizado por modelos com mais de 18 anos. As modelos têm muito mais facilidade em encontrar trabalhos deste tipo do que os modelos do sexo masculino. Este tipo de trabalhos poderá afectar muito negativamente a sua imagem como pessoa junto dos seus amigos, família, vizinhos etc... A única razão porque determinadas pessoas realizam estes trabalhos é unicamente os rendimentos elevados que conseguem obter.

Adaptado do tutorial “Ser modelo em Portugal”, ed. Lxcasting - 2005

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