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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

As agências de modelos - Guia do Modelo 4


A boa gestão do seu relacionamento com as agências que o/a representam é de importância fulcral no seu êxito. A agência é um parceiro no desenvolvimento da sua actividade. A sua selecção, tipo de contrato que estabelece com a mesma e o respeito mutuo influenciarão decisivamente o seu progresso.

Com ou sem agência de modelos

Existem duas abordagens possíveis para trabalhar nesta área:

–Colaborar com uma agência que lhe consegue trabalhos.

–Ser freelance e vender-se a si próprio(a).



Trabalhar com uma boa agência, simplifica tudo. Eles encarregam-se da sua promoção junto dos clientes, aconselham-no(a) relativamente a todos os aspectos da actividade; e apenas lhe cobram uma comissão sobre os trabalhos que lhe apresentam.

Trabalhar com uma má agência pode ser desastroso. No melhor dos casos, eles não lhe vendem os serviços de modelo e perderá seu tempo. Há empresas que dizem chamar-se agências de modelos; mas que em vez de procurar trabalhos para os modelos por elas representados, procuram o seu lucro nos candidatos a modelo: cobrando taxas de inscrição, despesas de representação, taxas de formação, organizam workshops e cursos a preços que nada reflectem os custos da realização do curso. Por vezes pode até ficar ligado a essa agência com um contrato de exclusividade, que lhes dá direito a percentagem sobre tudo o que ganhar, mesmo que o esforço para o/a promover tenha sido nulo da parte deles.

Trabalhar sem agência também tem os seus desafios e custos. Ter um espírito empreendedor e ser capaz de funcionar como um vendedor, um empresário por conta própria. Todos os custos de promoção são suportados por si, mas também tem a vantagem de não ter que dar uma percentagem dos seus rendimentos a ninguém.


Quando o modelo comercializa os seus serviços

Deve primeiro identificar os seus potenciais clientes, consoante os tipos de trabalho de modelo para os quais tem o potencial necessário. Para isto, tem como fontes de informação disponíveis as páginas amarelas e os guias de cada indústria. Por exemplo o “Anuário da Publicidade”, Fotógrafos, produtores de imagem, agências de publicidade, directores criativos, algumas empresas de relações públicas, editores de moda, produtores de moda, algumas empresas de organização de eventos, etc… etc…

Depois tente contactar o responsável para lhe entregar o seu composite, portfolio em cd ou outro meio que tenha. Entregue pessoalmente ou por correio. Não use a intranet para fazê-lo, pois todas as empresas recebem demasiada publicidade pelo correio electrónico. Demasiada para lhe dar alguma atenção.

A agência de modelos

Diz-se nos media que todas os(as) top-models têm boas agências que os apoiam. Como tal, muitos candidatos procuram encontrar uma boa agência que os represente. Mas o que é exactamente uma agência de modelos? As agências de modelos são pequenas empresas especializadas que vendem os serviços dos modelos que representam. Pelo seu trabalho recebem uma percentagem que pode ir de 20% a 33%. Existem ainda agências que podem cobrar até 50%, mas nesse caso são agências que apoiam os seus modelos 110% em todas as áreas, incluindo emprestando dinheiro para que o modelo invista na sua carreira, cobrando depois o valor emprestado nos primeiros trabalhos que este realiza. Estas agências são fenomenais, mas são extraordinariamente raras, e por vezes não oferecem as mesmas condições a todos os colaboradores...

Em Portugal, Lisboa e Porto são praticamente as únicas cidades com agências que conseguem trabalho regularmente. É também nestas cidades que se localizam quase todas as empresas clientes, na área da publicidade e da moda.

No resto do país também pode haver algum trabalho. Alguns modelos começam por trabalhar em cidades pequenas, principalmente em acções promocionais e desfiles de moda em discotecas.

Alguns destes acabam por migrar para as grandes capitais para aí desenvolverem uma carreira.

Se vive numa cidade pequena, pode ainda esperar alguns trabalhos pontuais. Nas cidades pequenas ser modelo é mais um hobby do qual se tira algum rendimento, do que uma carreira.

Nalgumas regiões de forte potencial turístico é possível ser modelo e ter trabalhos com mais regularidade. A indústria do entretenimento recorre a modelos frequentemente como atractivo para o seu negócio. Pela sua paisagem, estas regiões são ainda utilizadas para filmagens e para sessões fotográficas. Por vezes utilizar modelos locais seria uma boa opção para as empresas produtoras de imagem. Mas existem poucas agências de modelos implantadas localmente e que estejam habituadas a trabalhar com clientes das capitais.

Se vive numa região deste tipo, considere representar-se a si próprio(a) como a alternativa disponível, embora possa manter contratos não exclusivos com as agências locais.

Formação numa agência


As (excelentes) agências de modelos preparam pequenas acções de formação gratuitas para os modelos que representam, realizam-lhe os composites a partir das suas fotografias, montam os seus portfolios e recolhem os recortes de imprensa. Por vezes preparam-lhes as viagens e acompanham os modelos. Tudo o que terá que fazer é pensar no trabalho de modelo. Elas gerem a carreira por si, para que possa concentrar-se no que é realmente importante.

A maioria dos modelos em Portugal trabalham em agências que não são excelentes, apenas razoáveis. Nestas terá que fazer o seu book, composite e outros meios de produção. Tentar trabalhar com as melhores é um objectivo assumido por todos os candidatos a modelo, mas apenas uma pequena percentagem o consegue.

Funcionamento de uma agência

Uma agência divide-se em dois departamentos principais. Um que se encarrega de recrutar, formar, acompanhar e organizar os modelos.

O outro encarrega-se de vender os serviços dos modelos junto dos clientes, de tratar das acções de marketing, de enviar os composites aos clientes, de verificar se o cliente ficou satisfeito e de fazer as cobranças.

Primeiro contacto com um agência

Nalgumas agências o seu primeiro contacto será uma entrevista personalizada. Noutras, uma entrevista colectiva em que os/as modelos são filmados em vídeo, além de preencherem o formulário de candidatura.

Algumas agências aceitam para modelos alguns dos participantes de concursos de modelo que organizam. Algumas têm o que chamam scouters, ou seja pessoas responsáveis de recrutar futuros modelos em liceus, faculdades ou discotecas. Poderá ainda haver agências que apenas aceitam candidaturas em determinada época do ano pois têm o seu processo de recrutamento assim organizado.

Se tiver um composite com fotografias “profissionais”, ou um book; deverá levá-lo no seu primeiro contacto com a agência. Normalmente o composite fica para agência independentemente da representação do candidato a modelo ser aceite. No caso de levar o book e tiver que o deixar na agência, para analise posterior; assegure-se de que fica á responsabilidade de alguém identificado e de que uma data de devolução fica marcada. Vá pessoalmente buscar o book, não confie no envio pelo correio.

Lista de agência de modelos em Portugal

1.Agência Internacional de Manequins, MS Alves lda. (Lisboa)

2.Animastar – Produções e representações. (Lisboa)

3.Artist‘s group. (Lisboa)

4.Casting dos Casting’s. (Queluz)

5.Elenco - Agência de manequins e produção de moda. (Porto)

6.Central Models. (Lisboa)

7.Cinepitecus – Produção audiovisual e multimédia (Lisboa)

8.Citycasting. (Lisboa)

9.DXL (Lisboa)

10.Ekstra Casting. (Lisboa)

11.Encena Quem é de Cena. (Lisboa)

12.Estaleiro da Moda. (Faro)

13.Figura de Estilo. (Lisboa)

14.Face Models - Management E.M. Lda. (Lisboa)

15.Facesport – Gestão de Imagem Lda. (Lisboa)

16.Geração Radical. (Lisboa)

17.Go Models (Porto)

18.Golfinho - Produções Audiovisuais, Lda. (Lisboa)

19.L‘Agence. (Lisboa)

20.Liberty - Agência de produção de modelos e manequins. (Lisboa)

21.Litle Angels. (Lisboa)

22.Look / Elite. (Lisboa)

23.M Portugal - Agência de Modelos. (Lisboa)

24.Margarida Roberto Casting. (Lisboa)

25.Models - Virtual Agency. (Lisboa)

26.Models Bank. (Lisboa)

27.New Faces. (Lisboa)

28.New Models. (Porto)

29.Para Modelos . Agência de Manequins e produção de Moda, Lda. (Porto)

30.Patrícia Vasconcelos Casting, Lda. (Lisboa)

31.Putos & Companhia. (Lisboa)

32.Rute Pereira Casting (Estoril)

33.Super Casting. (Lisboa)

34.Sétima Fila - Ag. de Casting para Cinema e Publicidade. (Lisboa)

35.Táxi Models. (Lisboa)

36.Visual LX. (Lisboa)

37.Visual Mais. (Lisboa)


Contratos com agências de modelos

Existem dois tipos de contratos entre modelos e agências: Os contratos exclusivos e não exclusivos.

Com um contrato exclusivo, um modelo pode apenas trabalhar com uma agência; com contratos não exclusivos pode trabalhar com várias. Se tiver um contrato exclusivo com uma agência esta receberá uma comissão sobre qualquer trabalho que efectue, mesmo que essa agência não tenha tido nenhum papel em encontrar-lhe esse trabalho.

Com uma agência que apoie fortemente os seus modelos, que se esforça por encontrar-lhes trabalho com regularidade, que lhes dá formação de qualidade e gratuitamente; é natural que um tipo de contrato exclusivo seja benéfico. O problema surge se assinar um contrato exclusivo com uma agência que não lhe dê este tipo de apoio, ou que não lhe encontre trabalho regularmente.
Neste caso a agência converte-se numa “prisão”, á qual só escapará quando terminar o prazo do contrato. Se assinar um contrato exclusivo, assegure-se de que o prazo não é demasiado longo, ou que existem clausulas de rescisão fáceis de aplicar, para que no caso de algo correr mal, não fique preso a uma má agência.

Com um contrato não exclusivo, a agência apenas recebe comissão sobre os trabalhos que lhe consegue. Atenção: é normal que a agência tenha direito á comissão sobre todos os trabalhos realizados com um cliente ao qual tenha apresentado determinado modelo. Desta forma protege-se a agência de que o modelo e o cliente realizem trabalhos futuros, sem que a agência seja justamente recompensada. Ao apresentar o modelo a determinado cliente a agência tem direito a uma percentagem sobre todos os trabalhos que venham a ser executados por esse modelo para esse cliente.

Uma agência que não efectue qualquer contrato funciona como uma agência sem contrato exclusivo. Não espere o mesmo tipo de apoio de uma agência com a qual não tem um contrato exclusivo. O apoio de uma boa agência com a qual tenha um contrato exclusivo deverá ser sempre muito maior.


Recomendações gerais

–Organize e documente o processo de contacto com agências, tomando nota de todas as iniciativas, contactos, telefones, pessoas com quem falou etc…

–Prepare as suas chamadas telefónicas, antes de efectuá- las.

–Prepare a reunião com as agências. Deverá ter bem claro, a sua disponibilidade, motivações, aquilo que mais gostaria de fazer; aquilo que espera da agência etc…


Estratégias para contactar agências

É importante de considerar este processo de forma sistemática, recusando qualquer aleatoriedade. Sendo a agência um elemento determinante no “futuro” de cada candidato(a) a modelo; cada um deverá procurar a representação mais vantajosa possível.

A estratégia “A” é a mais utilizada, e também a mais simples. Normalmente deverá ser a primeira a ser aplicada. A estratégia “B” requer muito mais organização, investimento e tempo.
Tem a vantagem de abrir mais algumas portas, mas apenas se o composite de demonstração for de “qualidade” considerável. As agências com boa reputação estão sempre bastante ocupadas, podendo por vezes recusar reuniões com candidatos(as), simplesmente por acreditar que dessa reunião não resultará nenhum benefício para a empresa.

Estratégia A

–Prepare um mínimo de 5 fotografias profissionais, ampliadas num tamanho próximo ao 20cmX30cm.

–Utilizando cantos autocolantes, monte as fotografias em cartolinas A3 pretas, cinzentas ou brancas. Adquira uma capa apropriada para o book.

–Contacte telefonicamente algumas agências, manifestando o seu interesse em ser modelo, informando que têm um book que gostaria de apresentar em reunião própria

–Apresente-se na agência no dia e hora marcadas, para apresentar as fotografias á pessoa indicada na conversa telefónica.


Estratégia B

Utilize todas as técnicas da estratégia A e:

–Realize um composite, tal como indicado na secção “Projectar composite” deste site; ou, se possível contacte o fotógrafo para que lhe realize um.

–Envie um composite para cada agência, conjuntamente com uma carta de apresentação,
manifestando o seu interesse e motivações. Se o tiver envie também uma cópia do portfolio em cd-rom.

–Aguarde 4 ou 5 dias e telefone á agência, tal como o faria na “estratégia A”, mas antes de mais mencione o composite enviado.

–Nas reuniões que forem agendadas, leve as fotografias do seu book para mostrar e mais uma cópia do seu composite para deixar na agência.

Exemplos de composites







Adaptado do tutorial “Ser modelo em Portugal”, ed. Lxcasting - 2005

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