Faz agora as fotografias com que sempre sonhaste... A tua entrada a sério no mundo da fantasia - Esperamos por ti! E tu?!... Esperas por quê?... últimas notícias... Casting Photo Session + Book Online + Workshop de Iniciação ... últimas notícias... últimas notícias...

Personal training by GG

 

Next Top Model

Participa no nosso concurso no Facebook, dá visibilidade à tua imagem e ganha valiosos prémios

B Day Sessions

Marca uma sessão fotográfica na semana do teu aniversário e nós oferecemos-te um poster 30x40 cms
 

Booking & Casting Studio Sessions

Cria, actualiza ou melhora o teu book profissional!

Todas as fotos são entregues em DVD livres de direitos de autor para tua utilização pessoal.
 

Ainda podes escolher as 12 melhores para serem editadas em Photoshop e ganhar um Book Online grátis por um ano!!!

Inscreve-te agora na GG...

gentegiralgarve@gmail.com

Your way up!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Desenvolvimento dos pontos fortes - Guia do Modelo 2

Que características físicas são necessárias, para triunfar como modelo? Depende de que especialização pensa poder prosseguir. Existem áreas onde a altura, a boa forma física e a beleza são mais importantes do que noutras...

O apoio de alguns amigos ou familiares, embora não indispensável, pode ser também importante no prosseguir de um percurso de êxito.

As características físicas e o meio ambiente

Medidas e visual

No passado (décadas de 50, 60 e 70) os/as modelos tinham que cumprir critérios de altura e outras medidas muito rigorosos, e é claro tinham que ser bonitos no sentido clássico. A razão para tal é que os fabricantes confeccionavam as roupas (tb calçado e acessórios) com um determinado tamanho no qual os modelos tinham que servir.



Actualmente com os estilos alternativos, os tamanhos XXXL e a procura constante da inovação, as regras mudaram um pouco. É claro que o modelo com as dimensões clássicas e a beleza clássica, é ainda o que tem mais facilidade em encontrar trabalho. No entanto, cada vez mais procuram-se novos valores de beleza. Muitas vezes pretende-se um visual tipo anoréxico e viciado em drogas, outras vezes procuram-se as pessoas ‘gordinhas e rechonchudinhas’ ou inocentes e infantis. Os modelos étnicos são também são procurados, mesmo em mercados onde a quase totalidade dos clientes são brancos caucasianos.


Em publicidade, a procura orienta-se mais para a beleza clássica ou para os modelos tipo estereotipado. Por exemplo cientista, boxeador, secretária, fanático dos computadores, comilão, etc... Se conseguir produzir uma imagem que se enquadra nalguma categoria deste tipo, poderá haver oportunidades de trabalho como modelo para si nesta área.

Claro que se quiser ser modelo de alta costura, cosmética, ou outra área onde as exigências sejam muito rígidas as suas oportunidades serão menores; no entanto, se o conseguir as recompensas que daí advirão serão maiores.

Ser realmente apoiado

Embora não indispensável, o apoio da família e amigos poderá ser de uma grande ajuda. Se não deixar de estudar ou aprender outra profissão poderá esperar esse apoio, na maioria dos casos.
Contudo o apoio, para ser realmente eficiente, tem que traduzir-se em actos mais do que em palavras de encorajamento. No inicio de carreira os modelos precisam de alguém que:

- Aprenda como funciona o meio e dê conselhos.
- Ajude a organizar o dia a dia.
- Ajude com os transportes.
- Faça a gestão da conta bancária no caso do modelo ser menor.
- Apoie com palavras de encorajamento.
- Financie as pequenas despesas inerentes ao meio.

Muitas vezes estas tarefas serão desempenhadas por pessoas diferentes, e é natural que assim o seja. Cada pessoa tem as suas responsabilidades profissionais e familiares que não pode descurar; mas por vezes não ajudar em nada ou mostrar desinteresse pode ser desencorajador.

Atenção aos pais que se empolgam demasiado com as carreiras dos filhos, não deixando os mesmos com as suas decisões e erros. Com a sua protecção acabam por prejudicá-los, por não deixarem os mesmos aprenderem a valer-se por si mesmos. Valer-se por si mesmo é essencial para desenvolver trabalho profissional como modelo.

Uma personalidade a desenvolver

Além das características físicas necessárias, para triunfar como modelo é necessário desenvolver a personalidade que define um bom profissional. Ninguém nasce com estas características, mas cada um deve ter consciência de que tem que fazer um esforço por desenvolvê-las.

Adorar o trabalho

Quando se adora o próprio trabalho, estudar, trabalhar longas horas e fazer sacrifícios custa menos e o resultado é muito melhor.

Saber vender-se a si próprio

O mundo da publicidade ou da moda é um mundo de negócios, no qual os modelos vendem os seus serviços. Não quer dizer que utilize as técnicas dos vendedores de enciclopédias, mas deve proceder de forma a que as pessoas queiram continuar a trabalhar consigo; como profissional e como pessoa.

Trabalhar arduamente

Para alguns trabalhos específicos pode ser necessário viajar ao outro lado do mundo, chegar lá estar disponível 12 horas, comer comida rápida no intervalo e regressar depois de dormir apenas 4 ou 5 horas. Este não é o trabalho típico, mas pode acontecer, e nesses casos um bom profissional não dificulta o trabalho dos outros nem desiste de dar o seu melhor.

Inteligência e organização

Quando se quer progredir em qualquer carreira, a capacidade de aprender coisas novas e de se adaptar é essencial. Seja organizado, recorrendo á sua agenda, para não esquecer reuniões, sessões, dias de pagamento, números de telefone e outros pormenores.

Ser extrovertido e descontraído

Provavelmente trabalhará com pessoas diferentes em diversas situações. Nas sessões estará muitas vezes a ser observado pelo cliente, fotógrafo, director criativo, assistentes e outros modelos. Na passerele, são centenas de clientes que o/a observam. Deverá fazer o necessário para se mentalizar que isto é uma situação absolutamente natural.

Ser empreendedor

Como modelo iniciou uma empresa por conta própria. As boas agências ajudam e treinam os seus modelos, mas eles também têm os seus próprios interesses. Saiba ter as suas iniciativas.

Gostar do seu corpo

A forma como trata o seu corpo determina até onde poderá chegar. Determina também quanto tempo será modelo. Quando já não puder satisfazer os requisitos dos seus clientes, eles não o chamarão. Neste caso poderá tentar mudar de clientes e de mercado; contudo quando o fizer será porque o seu corpo não satisfaz as expectativas.

Ser modelo resume-se a

–Ter o visual que o cliente precisa para o projecto em curso, de acordo com as características estabelecidas pelas equipas de publicidade e comunicação,

–Facilitar o trabalho ao fotógrafo, ao designer e ao director criativo, de forma a que tudo corra pelo melhor sempre que estes trabalhem consigo,

–Assegurar-se que os clientes, o fotógrafos e os directores criativos sabem que V. está disponível para trabalhar e qual a sua imagem e talentos. Por vezes “a sua memória é curta” e tem de relembrar-lhes que existe...



Aprender a ser modelo

Se vai ser modelo e trabalhar frente á câmara deve conhecer algo sobre a tarefa que vai executar: Ser modelo. Deverá aprender um mínimo sobre os métodos e instrumentos de trabalho daqueles que o rodeiam, tal como compreender perfeitamente o seu papel e interacção com os mesmos.

Comunicação com o fotógrafo

Há uma regra de ouro que se sobrepõe a todas as regras, por mais lógicas que sejam. Um modelo deve conversar com o fotógrafo antes da sessão, para compreender completamente aquilo que lhe é pedido (ou até dar sugestões). Durante a sessão deve seguir unicamente as instruções do fotógrafo.

Conhecer o meio em que se trabalha

Contudo, conhecer o meio que se trabalha é fundamental. O fotógrafo e demais profissionais presentes na sessão apreciam o trabalho de um modelo em que não é preciso gastar tempo nesse sentido.
A sua actuação deve facilitar o trabalho ao fotógrafo, para que este seja feito rápida e eficientemente. Um modelo que sabe o que faz evita demoras e confusões. Com este cuidado, o modelo será chamado mais vezes para outros trabalhos.

A sessão fotográfica

Existem alguns aspectos relativo à técnica da fotografia que um modelo deve compreender para melhor executar o seu trabalho.

Antes da sessão

–Durma bem para ter uma cara fresca e estar concentrado(a) e bem disposto(a). O cliente, agência e fotógrafo investem tempo e dinheiro na sessão. Por vezes os prazos são curtos, e não há tempo para repetir, no caso de algo não correr bem. Minimize os riscos.

–Tenha uma lista do material que tem que levar para a sessão e tudo arrumado no dia anterior. Esta lista de material, quando existe, já foi pedida pelo cliente ou pelo fotógrafo ou produtor. Se ninguém lhe pediu que levasse nada, telefone a perguntar se é necessário. É o tipo de atenção que distingue o bom do mau profissional.

–Pergunte se tem que levar maquilhagem própria e se a tem que levar já aplicada. Nem todos os projectos têm maquilhador próprio, pois nem sempre o orçamento o permite. Ser capaz de tratar da própria maquilhagem é algo valioso e que melhorará a sua reputação.

–Verifique todos os itens que lhe podem atrasar a sua chegada ao local da sessão. O despertador não funciona, enganou-se no horário do comboio, não há bilhetes, as ligações entre transportes nem sempre funcionam, o carro não tem gasolina…

–Assegure-se que toda a gente tem o número do seu telemóvel e de que este está funcional.

-Assegure-se de que tem o número de telefone do responsável pela sessão fotográfica.

-Telefone imediatamente se verificar que não pode cumprir algo do que lhe é pedido. (por exemplo o horário ou algum objecto que deveria levar).


Durante a sessão

–Seja pontual, ou chegue preferencialmente 5 ou 10 minutos antes do inicio da sessão. Se não puder prever o tempo de viagem até ao local da sessão, proceda de forma a que, mesmo que tudo corra mal, consiga chegar 15 minutos antes da sessão. Por cortesia, e porque o tempo é valioso. Se se atrasar o seu cliente ficará a espera…

– Depois de chegar e cumprimentar os presentes, é importante rever com o fotógrafo o plano da sessão.

–Depois vá vestir-se, maquilhar-se e pentear-se (se houver cabeleireiro e maquilhador terá ajuda) e aguarde ser chamado(a), depois de informar que já está pronto(a). Enquanto o faz, o fotógrafo fará os últimos ajustes na câmara e luzes. Dará também instruções aos assistentes se os houver.

–No início e durante sessão, o mais importante é uma comunicação entre o modelo e o fotógrafo. Se as instruções não forem bem compreendidas deve fazer questões, até ficar bem esclarecido(a) não inicie o trabalho sem saber exactamente o que lhe é pedido.

- Mantenha-se relaxado(a) e confortável... Para que não se veja tensão no seu rosto. (Excepto se o que se pretenda seja essa mesma tensão).

–Quando necessário, e se possível, faça pausas para repor energias e aliviar a tensão. Se não prejudicar a maquilhagem pode comer qualquer coisa. Pode conversar 5 minutos com alguém para se distrair.


A luz

O primeiro factor diz respeito à luz. É importante que durante a série de fotografias o modelo permaneça na luz para a qual o sistema foi ajustado; até que o fotógrafo peça uma mudança, iniciando uma nova série de fotografias depois de ajustar o sistema.

Os equipamentos fotográficos têm que ser constantemente ajustados para uma determinada luz. Cada tipo de luz permite uma margem de movimento determinada. O modelo precisa sempre da ajuda do fotógrafo para compreender os limites do seu campo de movimentos. Sempre que por iniciativa própria o modelo sai deste, tem duas opções: ou regressa á posição inicial, ou nova medição e ajustes têz que ser realizados. É importante perguntar sempre quais são os limites de movimento que a luz impõe e manter-se nesses limites até que a série de fotografias seja realizada.

Alguns estúdios e máquinas fotográficas dispõem de automatismos que controlam a exposição á luz, facilitando o trabalho e dando mais liberdade de movimento. No entanto, excepto se for claramente indicado pelo fotógrafo, partiremos do princípio que os automatismos não existem ou que não serão utilizados.

Enquadramento

O enquadramento que será utilizado numa fotografia ou série de fotografias também limita os seus movimentos. Por exemplo se o fotógrafo está a tentar encher o enquadramento com o seu rosto, não convém balançar o corpo pois dificultará o trabalho do fotógrafo.
Também é importante conhecer o enquadramento para focalizar a sua atenção na parte do corpo que está a ser fotografada. Pouco importa a posição das pernas se o fotógrafo está a enquadrar apenas o seu rosto. Se for uma fotografia de corpo inteiro então a posição do corpo ganha importância e a expressão facial perde relevância, embora continue a ser importante.

Intenção da fotografia

O que está a tentar ser comunicado, qual a motivação da pessoa na fotografia ? Pretende-se um sorriso modesto ou uma cara triste, ou ainda uma gargalhada espalhafatosa ? Clarificar a intenção das fotografias antes de começar a sessão é bastante importante, para que saiba o que fazer durante a sessão.

A máquina fotográfica

Há máquinas fotográficas mais portáteis do que outras, as mais portáteis são as que utilizam filme 35mm e as digitais. Estas permitem o manuseamento sem recorrer a tripé, há mais liberdade de movimentos, e faz-se normalmente muito mais fotografias. Numa sessão realizada com estas máquinas existe mais liberdade de acção do que numa sessão realizada com máquinas que utilizam filme médio formato, mais pesadas e morosas no seu manuseamento. As máquinas de médio formato permitem contudo mais qualidade e nitidez na imagem, necessárias para realizar grandes ampliações ou para publicação em revistas. Quando se trabalha em médio formato, fazem-se normalmente menos fotografias, o modelo está mais limitado nos seus movimentos e demora-se mais tempo a concretizar os trabalhos.

Existe ainda o campo de nitidez da fotografia, (conhecido por “profundidade de campo”) que pode ter interesse o modelo conhecer. Sempre que o modelo sai do campo de nitidez, a fotografia pode ficar desfocada. Por isso tente saber junto do fotógrafo qual o campo de nitidez da série de imagens que está realizando. A amplitude deste campo varia também varia consoante a máquina e objectiva utilizadas, com a intensidade da luz que incide sobre o modelo e com o tipo de filme utilizado. Em maquinas 35mm e digitais a liberdade do modelo é maior do que em máquinas médio formato.

Como modelo não tem que conhecer estes assuntos com profundidade. Basta-lhe ter consciência de que, em cada fotografia ou série de fotografias existe um campo de movimento do qual não pode sair sem que a fotografia fique desfocada ou a luz desajustada. Este campo pode limitar-se a apenas alguns centímetros á sua volta. Deve ter sempre noção de qual o campo de movimento em cada série de fotografias, devendo perguntar ao fotógrafo em caso de dúvida.

Depois da sessão fotográfica

Quando terminar a sessão deve assegurar-se de arrumar as suas coisas com cuidado de não deixar nada para trás nem levar nada que não lhe pertença. O que poderá ser para si é uma pequena distracção, para outros poderá ser um roubo descarado. A confiança total no modelo é fundamental para qualquer profissional nesta área. Não deixe pretexto para a mínima suspeita.

Não deixe que o ambiente informal de algumas sessões lhe faça pensar que o desleixo neste ponto será ignorado. Antes de sair mostre-se disponível para outros trabalhos, assegure-se de que o fotógrafo e director criativo ficaram com o seu cartão.

Se tiver disponibilidade, e deve tentar tê-la, demonstre que gostaria de ver as fotografias perguntando se é possível ver as fotografias. Em caso de resposta afirmativa tente esclarecer como vão proceder para que possa vê-las. Excepto se o fotógrafo se oferecer para lhe telefonar, seja você a telefonar... Por vezes não será possível especialmente quando os prazos são curtos, mas demonstrar interesse é sempre positivo... Nos casos em que conseguir ver as fotografias poderá aprender muito com elas.

Adaptado do tutorial “Ser modelo em Portugal”, ed. Lxcasting - 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário