Faz agora as fotografias com que sempre sonhaste... A tua entrada a sério no mundo da fantasia - Esperamos por ti! E tu?!... Esperas por quê?... últimas notícias... Casting Photo Session + Book Online + Workshop de Iniciação ... últimas notícias... últimas notícias...

Personal training by GG

 

Next Top Model

Participa no nosso concurso no Facebook, dá visibilidade à tua imagem e ganha valiosos prémios

B Day Sessions

Marca uma sessão fotográfica na semana do teu aniversário e nós oferecemos-te um poster 30x40 cms
 

Booking & Casting Studio Sessions

Cria, actualiza ou melhora o teu book profissional!

Todas as fotos são entregues em DVD livres de direitos de autor para tua utilização pessoal.
 

Ainda podes escolher as 12 melhores para serem editadas em Photoshop e ganhar um Book Online grátis por um ano!!!

Inscreve-te agora na GG...

gentegiralgarve@gmail.com

Your way up!

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A formação do modelo - Guia do Modelo 6


Fontes de informação

Aprender a ser modelo faz-se recorrendo a diversas fontes de informação. As escolas de modelos, embora pareçam a opção mais natural, poderão não ser a melhor escolha. Internet, livros e revistas são outros meios que também poderão utilizar. A dança, o teatro, o cinema, a fotografia a ginástica e a nutrição são áreas cujo conhecimento poderá beneficiar o modelo.

Escolas de modelos

Grande parte das escolas de modelos que são ao mesmo tempo agência, poderão estar mais interessadas nos lucros obtidos pelos cursos de modelo, do que conseguir trabalhos para os seus modelos.
Os preços praticados por estas escolas para os cursos de modelo chegam são bastante elevados tendo em conta o trabalho executado, o material despendido, as instalações utilizadas e acima de tudo os resultados obtidos. Muitas escolas tentam justificar o preço cobrado criando uma falsa ideia de que o curso é necessário, de que frequentando o curso os candidatos a modelos terão muito mais facilidades, de que a escola tem influência junto de agências de modelos...




Na questão do princípio, uma agência não deveria necessitar cobrar pelos cursos que realiza para os seus modelos. O seu rendimento virá quando começar a receber a comissão a que tem direito quando conseguir trabalhos para os modelos. Dar a acção de formação (normalmente por pessoal da agência) deverá ser o seu “investimento” nos modelos que pretende vir a representar.

Natureza das escolas

Mesmo que nalguns casos essa influência seja real, será que a mesma é necessária? Algumas agências têm mesmo o máximo de modelos que podem representar, mas outras estão dispostas a receber novos talentos, desde que tenham o visual que os clientes de cada agência pretendem.

O que os candidatos a modelo têm que fazer junto da agência é apresentarem-se disponíveis e provarem que podem fazer um bom trabalho, mostrando profissionalismo.

Algumas escolas chegam mesmo a ter uma agência à qual afirmam estar ligadas. Afirmam ainda que uma vez frequentado o curso, a quase totalidade dos modelos pode ingressar na agência. A grandes questões são:

1)Quantos dos modelos que frequentam os cursos são realmente admitidos nesta agência?

2)Que trabalhos têm realizado os modelos representados pela agência?

3)Que rendimento €€ têm obtido esses modelos desses trabalhos.


A qualidade dos cursos

A qualidade dos cursos de modelos depende muito de cada escola. Passa por factores como o programa da escola, o total de horas do curso, a experiência no terreno e pedagógica dos professores, a motivação dos professores e a qualidade das instalações e materiais utilizados.

Livros e revistas

São um dos meios mais económicos de aceder ao saber. A sua diversidade é muita e com as livrarias internet poderá receber o livro em qualquer parte do mundo (quase).
Se souber ler inglês, a sua possibilidade de escolha será muito maior. Depois de determinar quais os seus objectivos de formação, considere as três opções disponíveis: Pedir emprestado a uma biblioteca ou ler na biblioteca, pedir emprestado a alguém que tenha, ou comprar.
Se recorrer a livros em inglês ou outra língua, tenha em conta que raramente abordam as especificidades de Portugal.

Internet

Existem sites com conteúdo, existem sites com excelente grafismo e alguns poucos com ambos...
O mundo inglês tem uma clara vantagem tecnológica sobre o mundo português, por isso ajuda se compreender a língua inglesa. Explorar a internet com regularidade, é um hábito que todos temos que adquirir, qualquer que seja a nossa profissão ou hobby.

Experiência própria e de amigos

No progresso de qualquer carreira não podemos deixar de falar com colegas de trabalho, de cimentar amizades e de trocar experiências. Um espírito aberto para aceitar e analisar diferentes pontos de vista, muitas vezes diferentes dos nossos; tal como a boa vontade de ensinar àqueles que nos ajudam, ou poderão vir a ajudar, é algo que nunca podemos esquecer de cultivar.

Gerir a sua auto-formação

Como em qualquer outra carreira,qualquer outra profissão ou qualquer outro hobby, a aprendizagem continua é prioritária. Evoluir, manter-se em actividade, depende também da sua capacidade de aprender, de desenvolver as suas capacidades e de minimizar as suas fraquezas.

Qualquer que seja o método de formação por si escolhido, este será útil se prosseguir os seguintes objectivos:

Objectivos

– Conhecer e praticar os cuidados a ter com o corpo, nomeadamente no relativo á nutrição, ginástica, unhas, pele, dentes e cabelo.

– Conhecer as especificidades do trabalho frente ás câmeras; sejam estas de fotografia, de vídeo, de cinema ou TV- directo.

– Estar  a vontade na passerelle e em actividades de animação.

– Saber se expressar com uma voz clara e comunicativa, de acordo com a mensagem que quer transmitir.

– Saber distinguir uma boa de uma má maquilhagem e saber o fundamental para, quando necessário, aplicar a maquilhagem em si próprio(a).

– Conhecer suficientemente as normas de etiqueta para harmonizar o seu comportamento com o meio em que se movimenta.


– Saber gerir a própria carreira, vender os seus serviços, e negociar condições que lhe sejam favoráveis.

– Representar melhor e dançar melhor.

Adaptado do tutorial “Ser modelo em Portugal”, ed. Lxcasting - 2005

Sem comentários:

Enviar um comentário