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quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O modelo online e outros marketings - Guia do Modelo 5


Presentemente a quase totalidade dos fotógrafos, directores criativos e publicitários têm computadores e acesso á internet; logo cada vez mais esta é uma ferramenta que não pode ser ignorada na promoção dos serviços de um modelo.

As vantagens

Se tiver contrato com uma boa agência de modelos (o que é recomendável) esta terá certamente uma página na internet, de acesso público ou restrito, onde estarão também as suas fotografias.
Contudo, tendo ou não uma agência com página na internet, poderá ser recomendável ter as suas fotografias online pois isso significa que:

–Pode colocar esse endereço no seu cartão de visita, junto do seu número de telemóvel. Quando um fotógrafo ou director criativo com quem trabalhou quiser sugerir o seu nome a um cliente ou a um colega, bastará transmitir o endereço internet para que o interessado tenha acesso ao seu portfolio.

–Para si o endereço internet funciona também como se tivesse sempre consigo o seu portfolio.



–As fotografias, por estarem num endereço internet, estão acessíveis a partir de qualquer ponto do globo, funcionando como se “viajassem” imediatamente para qualquer sítio. Por exemplo se quiser sugerir as suas fotografias a um cliente que está de visita ao Japão, poderá enviar-lhe o endereço por e-mail ou fax. Se o cliente tiver acesso á internet, poderá aceder as fotografias imediatamente.

–Com fotografias online, não será necessário imprimir tantas cópias do seu composite, o que significa menos despesas para si ou para a agência.


O objectivo principal de uma página internet de um modelo é mostrar suas fotografias. Como tal é importante:

–Facilidade de utilização.

–Rapidez de acesso.

–Simplicidade.

–Um endereço internet fácil de decorar e de transmitir oralmente via telefone.

–Informações sobre as suas medidas.

Não é importante:

–Grafismos sofisticados.

–Animações flash impressionantes

–Formulários, contadores, a história da sua vida, o seu signo, etc... etc...

Sites de alojamento de portfolios de modelos

Existem sites específicos para modelos, onde estes podem colocar as suas imagens, gratuitamente ou pagando uma taxa mensal. É pouco provável que um cliente encontre as suas fotografias entre as dezenas ou centenas de sites deste tipo, pelo que ainda que decida colocar lá as suas fotos, necessitará de todas as outras iniciativas adicionais.

Depois, qualquer cliente com alguma dimensão terá certamente algumas agências que lhe enviam regularmente composites; não necessitando de “navegar” á deriva á procura de um modelo português no labirinto da web.

Se quiser visitar dois sites deste tipo experimente:

http://www.newfaces.com
http://www.freelancemodels.com

O sítio português http://ptfashion.net dispõe de galerias fotográficas onde poderá colocar suas fotos.

Criar a sua própria página internet

Criar a sua própria página internet têm algumas vantagens, nomeadamente o facto de ser o modelo a controlar todo o ambiente envolvente das fotografias. Contudo envolve normalmente alguns conhecimentos técnicos e dispêndio de tempo; podendo não ser uma solução viável para todos. Se optar por criar a sua própria página, saiba que não é necessário pagar o alojamento da página, pois existem alguns sítios onde o pode fazer gratuitamente.

Na página, além das fotografias deve colocar o seu nome, medidas, e-mail e talentos especiais.
No caso de as fotografias serem a preto e branco, ou tenham algum efeito especial que altere a cor da pele dos olhos ou do cabelo, indique quais as cores originais.

Se quiser ver uma página de um modelo visite: http://nikitaylor.com/

Na realização do seu book, pergunte ao fotógrafo sobre a possibilidade de este se encarregar da realização da sua página internet, directamente ou através da subcontratação de um designer.

Um sítio para criar a sua página fácil e gratuitamente

O sítio internet Geocities http://www.geocities.com oferece-lhe espaço para criar um site internet gratuitamente. O Geocities disponibiliza um programa próprio o Yahoo Pagebuilder que funciona online e é muito fácil de utilizar. Este site já funciona há praticamente uma década e é um sítio seguro para alojar a sua página. O Yahoo, empresa dona do site lucra com a publicidade que insere ao lado do seu site, mas o Geocities não recorre habitualmente a publicidade intrusiva.

Privacidade pessoal na internet

Presentemente as pessoas que são freelances ponderam se deverão colocar seus dados pessoais na internet, dado que tal aumenta determinados riscos.

Muito embora os casos reais de pessoas com consequências graves originadas pela colocação de dados na internet sejam bastante raros; teoricamente o risco existe.

Como medida cautelar de prevenção, não se recomenda a colocação de determinados dados, como por exemplo o endereço ou de número de telefone de rede fixa do modelo. Não se recomenda também indicar locais de contacto, ou telefones do emprego. Exceptuando o distrito de residência, o endereço pessoal de cada um é irrelevante para quem queira contactar um modelo.
Também é completamente desnecessário divulgar a sua página nos directórios nacionais (por exemplo o Sapo ou o Clix); ou em directórios internacionais (por exemplo o Dmoz ou o Yahoo).

Fazê-lo trará á sua página muitos visitantes, mas também riscos acrescidos… Quase nenhum desses visitantes será um potencial cliente.

Para uma maior segurança, divulgue a sua presença online unicamente através do seu cartão de visita e de e-mails direccionados a potenciais clientes. Procedendo desta forma, a sua página será vista unicamente por pessoas que interessam para a sua carreira.

Nos últimos dois anos, a presença online dos modelos e actores profissionais tornou-se praticamente obrigatória. Os meios publicitários converteram-se quase totalmente á fotografia digital e á internet. Se não se sente á vontade que a suas fotografias estejam numa página internet, (desde que tomadas as devidas precauções), então a profissão de modelo não é para si.

Outros instrumentos de marketing

Depois de ter um conjunto de fotografias, pode começar a preparar os seus instrumentos de marketing, ou seja aquilo que o/a vai ajudar na comercialização dos seus serviços.

Fotografias, composite, cd-rom

Composite

Um composite é uma folha de papel ou cartolina de formato A5 (ou próximo), com fotografias de ambos os lados. Tipicamente 5 fotografias, uma das quais ocupa todo um lado da folha. Nesta folha estão inscritos nome, contacto e medidas do modelo.

Quando o modelo é representado por uma agência excelente, é esta que se encarrega da realização dos composites a partir das fotografias entregues pelo modelo. Se o modelo tiver composite este poderá ser adaptado ao estilo e design da agência.

Estes composites serão distribuídos por fotógrafos, directores criativos, agentes, criadores de moda, etc... O composite é o instrumento de marketing mais essencial, pois a primeira escolha
dos modelos faz-se com base na comparação de composites.

Quem realiza as fotografias?

No inicio é natural que todas as fotografias sejam realizadas pelo mesmo fotógrafo, normalmente fotografadas especificamente para o seu portfolio. Com o evoluir da carreira, o modelo realizará trabalhos com diferentes fotógrafos, para diferentes clientes e projectos. Os recortes de revista (ou catálogo) destes trabalhos introduzirão alguma diversidade no seu portfolio.
Se quiser encomendar fotografias para ampliar ou modificar o seu portfolio, então estas não devem ser realizadas pelo fotógrafo que realizou o seu composite inicial. Seguindo esta regra conseguirá maior diversidade na sua apresentação e poderá cativar diferentes tipos de clientes, com diferentes tipos de projectos.

Portfolio ou book

O seu segundo instrumento de marketing é o portfolio. Depois de que um cliente demonstre interesse em utiliza-lo no seu projecto, pode querer ver mais fotografias suas. Então ser-lhe-á mostrado o seu portfolio (por si ou pela sua agência).

Um portfolio consiste num conjunto de fotografias, originais ou recortes de revistas e catálogos, que mostram o melhor que o modelo já fez. Todas as imagens devem ser de óptima qualidade. É claro que no inicio de carreira o portfolio de um modelo consistirá
fundamentalmente nas ampliações das fotografias que originaram o composite. Ao ganhar experiência, vão sendo adicionados recortes de revista, fotografias originais que o modelo tenha realizado e que comprou ao fotógrafo porque não foram utilizadas na campanha. Podem também ser adicionadas fotografias que o(a) modelo tenha encomendado a um fotógrafo porque quer melhorar o seu portfolio.

Quantas fotografias e recortes de imprensa se devem utilizar ? As suficientes para mostrar aquilo que é o seu visual, mas não demasiadas para não aborrecer quem as veja. Quanto ao tamanho das fotografias, devem ser grandes; mas não tão grandes que dificultem o transporte das mesmas. Normalmente utilizam-se formatos entre o 15x20 e 20x30.

Que tipo fotografias devem estar no seu portfolio? Tipicamente deve ter uma boa fotografia de rosto, e algumas que mostrem a forma do seu corpo. Todas as outras devem ser fotografias que destaquem os seus pontos fortes, quaisquer que estes sejam...

Um portfolio é um meio de publicitar o modelo. Se o seu ponto forte é o rosto, então a maioria das fotografias devem ser retratos. Se pelo contrário for o corpo ou partes deste, o rosto assumirá um papel secundário.

Considere a possibilidade de realização de um composite de demonstração com o seu book. Ainda que mais tarde a sua agência lhe realize um composite (com o logotipo da agência), ter um independente facilita a sua auto-promoção junto de outras agências, quer na fase inicial, quer mais tarde, se pretender mudar de agência.

Realizar composite passo a passo

Obviamente que poderá contratar um designer para realizar o seu composite. Sendo este um profissional competente, obterá um trabalho de qualidade superior. Pode ainda solicitar ao fotógrafo a realização do composite, pois estes profissionais normalmente dispõem de meios para o fazer.

A última alternativa é realizar o seu próprio composite, no seu computador. Use-a apenas se não puder dispor dos serviços do fotógrafo nesta tarefa, ou se não puder contar com a colaboração de um designer. Realizar um composite implica ter conhecimentos de informática e
design, contudo com as instruções seguintes podemos tornar essa tarefa mais fácil.

Fase 1

–Seleccione 4 fotografias do seu book para utilizar no seu composite. Destas, duas deverão destacar o seu “ponto forte”. Das duas restantes, uma será um retrato de rosto e a outra uma fotografia de corpo inteiro.

–Em seguida, de entre as 4 seleccione a que será a principal, ou seja a que será ampliada num tamanho maior.

–Recolha informação precisa sobre as suas medidas, tamanhos de roupa e calçado que usa.


Fase 2

–Calibre o brilho e contraste do seu monitor, para visualizar correctamente as fotografias. De forma a que a imagem que vê no seu monitor tenha o mesmo tom e contraste da que sai na impressora.

–Verifique se o seu scanner tem o vidro perfeitamente limpo, sem dedadas ou impurezas.

–Digitalize as fotografias em true-color (17 milhões de cores): A fotografia principal de forma a gerar uma imagem de 1200 X 1800 pixels (mínimo). As restantes 3, de forma a gerar imagens de 600 X 900 pixels (mínimo).

–Grave as imagens em JPEG utilizando o índice de máxima qualidade.

–Retoque de forma a eliminar eventuais pelos ou poeiras nas fotografias.

–Teste individualmente cada fotografia, imprimindo-a em papel fotográfico, e alterando depois o seu contraste e luminosidade; reimprimindo, fazendo novos ajustes; até obter reproduções iguais ao original do seu book.

–Grave de novo as imagens alteradas em “jpeg”, máxima qualidade.

–Se não souber que software utilizar, fica a sugestão: "Gimp” (fotografia) e "Open Office" (Apresentações e composite)


Concursos televisivos e reality-shows para chegar a modelo

Um pouco em todo o mundo proliferaram os concursos televisivos tipo reality-show; aos quais modelos e outros artistas têm participado, em busca de uma fama supostamente realizadora de todos os sonhos. Indiscutívelmente são os meios mais rápidos de atingir a celebridade. Cada candidato a modelo deverá ponderar a sua eventual participação nestes shows considerando as inúmeras vantagens e inconvenientes das quais se destacam:

Inconvenientes

–Podem expor irreversivelmente a privacidade pessoal e familiar do concorrente, muitas vezes também a vida pessoal de familiares e amigos.

–Se cometer um erro grave em televisão e este for transmitido poderá não terá uma segunda
hipótese.

–Não é exactamente um trabalho de modelo, a televisão tenta criar celebridades, não modelos.


–Publicamente será conhecido(a) como o participante do concurso X, poderá com isso abrir algumas portas, mas certamente fechará outras.

–Poderá ter que assinar um contrato de exclusividade com a produtora, o qual terá que cumprir e que limitará a sua actuação.


Vantagens

–Os concursos televisivos conseguem a “fama” mais rápidamente que qualquer outro meio.

– Determinados áreas de trabalho dos modelos podem ser beneficiados por essa fama.

–No geral os concorrentes são bem remunerados pela sua actuação nos concursos.

–Os concorrentes têm um contacto imediato com o mundo da televisão e aprendem como funciona a produção televisiva muito mais rápidamente.


Concursos de modelos

Embora já existam há décadas, os concursos de modelos, com a mediatização da moda e a proliferação de canais de televisão e revistas, adquiriram recentemente maior visibilidade. Por vezes a razão de existência dos concursos é seleccionar novos talentos para determinada agência; outras vezes são simples espectáculos de entretenimento, outras ainda acções de marketing de determinadas marcas.

Ao contrário dos reality-shows o/a candidato(a) a modelo não terá muitos inconvenientes na participação nestes concursos; especialmente se os encarar como mais um meio de promoção.

Contudo recomenda-se que não se vejam estes concursos como a única porta para a concretização de uma carreira de modelo. Contactar individualmente cada agência, depois de devidamente preparado(a) deverá ser a prioridade de cada candidato a modelo.
Recomenda-se ainda que esteja alerta para os concursos que apenas visam promover determinados cursos das escolas de modelos.

Adaptado do tutorial “Ser modelo em Portugal”, ed. Lxcasting - 2005

2 comentários:

  1. Ola qero muito ser modelo!
    Muita gente diz que tenho muito potencial, corpo e jeito para tal..

    Vou deixar cá o meu mail:
    martuxa_fcp_4@hotmail.com

    mandem-me instruções, que depois mando fotos minhas,
    Por favor, ajudem-me..

    Obrigado, fico á espera

    ResponderEliminar
  2. Ésta aqui o meu blog..

    Vejam, e demem resposta para o meu email que coloquei em cima por favor..

    beijinho

    http://marta-queromuitosermodeloajudem-mepff.blogspot.com/

    ResponderEliminar